No dia 24 de fevereiro a Receita Federal divulgou as regras para declaração, inclusive o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021. Os contribuintes têm até às 23h59 do dia 30 de abril para enviar o documento ao órgão.

Vale dizer que não é possível saber, antecipadamente, em qual lote o contribuinte receberá a restituição. Isso porque a informação é liberada cerca de uma semana antes da data de pagamento de cada lote.
O que se sabe, no entanto, é que conforme as regras do calendário de restituição do IR, os primeiros lotes são destinados a grupos com prioridades, como pessoas idosas, portadores de deficiência, doenças graves e professores.
Após o pagamento para esses grupos, a Receita leva em consideração a ordem de entrega da declaração. Ou seja, quanto antes for entregue o documento, mais rápido o contribuinte recebe a restituição, caso haja. Por outro lado, quem recebe a quantia nos últimos lotes pode ver o dinheiro render mais, já que a restituição é corrigida de acordo com a taxa Selic.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021
Assim como o anterior, o calendário de restituição do Imposto de Renda 2021 contará com cinco lotes, pagos entre os meses de maio e setembro. Dá uma olhada:

Para saber se está incluso em determinado lote da restituição, é preciso fazer a consulta no site da Receita Federal. Mas não se esqueça: a consulta para cada lote é liberada somente uma semana antes do pagamento.
Ao acessar o site do órgão, informe o CPF, data de nascimento e ano. Se a consulta é referente à restituição de 2021, ano-calendário 2020, selecione a opção “2021”.
Quem utilizou a plataforma DeclareFacil não precisa acessar o site da Receita. Basta clicar na aba “Acompanhamento” e verificar a situação do documento. Simples, né?
VEJA MAIS: Imposto de Renda 2021 – veja quais são as regras.